domingo, 9 de setembro de 2012

DIFICULDADES

Pensei muito esses dias sobre nossas dificuldades e o que consideramos que é um empecilho na nossa vida, mas que nem sempre é.
O ser humano por si só tem mania de reclamar. Qualquer contratempo que aparece já pode achar que não é seu dia de sorte ou que o mundo conspira contra ele.
Este ano eu tive algumas dificuldades e a maior delas foi o meu pé, estou cuidando dele desde fevereiro.
No começo eu fiquei chateada, pois eu já tinha quebrado o pé no ano passado e a única coisa que vinha na minha cabeça era: Por que de novo?
No entanto, nem tudo é tão ruim quanto parece. Eu poderia estar pior e estou tratando dele da melhor forma possível para que eu tente ficar 100 %, mas se não der, 90% ou 80% também está ótimo! Não precisamos atingir a perfeição sempre e é nisso que temos que nos basear. Ou simplesmente, devemos mudar nosso foco.
Este ano tive oportunidades de entrevistar algumas pessoas que, ao nosso ver, tem alguma dificuldade e que para elas não são. 
Tomo como exemplo o morador de rua que entrevistei e que aparentemente é uma pessoa feliz! Cuida de seus cachorros que é a sua maior distração, é amigo da vizinhança e dos comerciantes da região. Enquanto conversávamos, ele sorria o tempo todo e adorava contar as peripécias de sua molecada (é assim que ele chama seus cachorros). Um depoimento lindo e emocionante! ( Para assistir, clique aqui)
Hoje entrevistei uma deficiente visual que deu um show de alegria e entusiasmo. Ela canta, atua, faz academia, viaja, tem muitos amigos, fez graduação e agora está fazendo pós. Ela mesma disse que  agradece por ser assim, pois quando ela teve um câncer que resultou na cegueira, os médicos não deram esperança de nem mais 6 meses de vida. Hoje, ela tem 25 anos e é muito feliz! (em breve postarei o depoimento dela no site do Personas).
Então, refleti muito sobre certas dificuldades que colocamos em nossas vidas. Será que realmente é tão grave assim? Não gosto de comparações, principalmente aquelas que dizem: "Você está reclamando disso sendo que tem gente que não tem isso", etc. Não é essa a minha reflexão. O que pensei realmente é que nós colocamos dificuldades onde não existe e reclamamos demais de qualquer coisa, sendo que talvez estejamos perdendo tempo de sermos felizes. 
Certamente, existem dificuldades e tristezas inevitáveis, mas poderíamos guardar nossas lamentações apenas para esses momentos e não em tudo que acontece.
Ficar um minuto triste é perder um minuto de felicidade.

Um comentário:

  1. Gostei da sua reflexão fanfa!!
    Temos que olhar aquilo que nos faça feliz. Os momentos de tristeza inevitavelmente aparecem, mas devemos lembrar que a felicidade está junto da gente!!

    Muito bom o texto!!!

    ResponderExcluir