domingo, 26 de fevereiro de 2012

UM SONHO DE LIBERDADE

"Um sonho de liberdade" é um daqueles filmes que nos deixa refletindo e que realmente nos tira alguma lição, nos emociona, nos sensibiliza e, nesse caso, a reflexão é sobre a injustiça, a esperança, os sonhos, a persistência, entre outros.
O filme conta a história de um banqueiro que injustamente foi condenado à prisão perpétua acusado de assassinar a esposa e o amante. 
Mesmo convivendo em um clima hostil e deprimente, onde há tanta violência, covardia e brutalidade, Andy Dufresne (Tim Robbins) não se desespera, continua sempre tranquilo e calmo. Esse jeito misterioso deixa nós, espectadores, mais curiosos com o personagem.
Andy tem um objetivo e não deixa essa situação da sua vida levar embora sua esperança de ser livre e nem se entrega a viver para sempre na cadeia como alguns detentos preferem por medo de não se adaptar com a vida longe das grades. Ele tem muitos motivos para desistir, para ter medo, mas é corajoso e não deixa pra trás o seu sonho.
É engraçado pensar como enfraquecemos em situações tão pequenas e desistimos tão fácil dos nossos sonhos, às vezes por achar que esta tão distante a conquista desejada ou por simplesmente acharmos que não somos capazes de realizar algo que parece tão longe da nossa realidade. Assistindo filmes como esse ou lendo livros que nos mostram pessoas que tem tudo para desistir e continua tentando é que nos faz refletir quão difícil é atingir algumas metas, porém,  mesmo que demore, mesmo que pareça impossível, quando queremos de verdade é possível vencermos os desafios e alcançarmos os nossos sonhos.

"Sei que alguns pássaros não podem viver numa gaiola. Suas pernas brilham demais. E, quando eles voam, você fica contente, porque sabia que era um pecado prendê-los" - Andy, Um sonho de Liberdade




Nenhum comentário:

Postar um comentário