segunda-feira, 7 de maio de 2012

CIÚME EXCESSIVO

"Tenho ciúme do sol, do luar e do mar, tenho ciúme de tudo. Tenho ciúme até da roupa que tu vestes". Esse é um trecho de uma música expressando o ciúme de uma pessoa apaixonada que, a princípio, parece exagero, mas não é. 
Hoje estava vendo um programa que mostrava algumas pessoas com sintomas bem parecidos com esses, que chegam a proibir que seu marido trabalhe para não sair de casa e conhecer pessoas novas ou olhar para alguém que esteja passando na rua, outras que sentem ciúme de dançarinas e artistas na TV. Assistir a um programa com assistentes de palco seminuas? nem pensar! Uma das mulheres contou que o marido já chegou a deixá-la trancada em casa para ela não ver ninguém na rua e quando ele foi questionado,  disse que tem medo porque ela é muito bonita.
Pelo que vi hoje na discussão, essas pessoas estão mais preocupadas em serem traídas do que em amar a pessoa que está ao seu lado e acaba se desvalorizando e tendo uma baixa auto-estima. 
Como manter um relacionamento só pensando se o seu parceiro está com outra ou se está olhando para o lado paquerando alguém melhor do que você? 
Normalmente, o ciumento acha muito mais do que procura e, algumas vezes, criam situações que não existem. Sendo assim, vivem para investigar o que o outro está fazendo, tentando descobrir senhas, mensagens no celular ou qualquer coisa suspeita.
Isso não acontece somente em relacionamentos amorosos, mas entre irmãos, amigos, em ambiente de trabalho ou até mesmo com objetos, roupas, entre outros. 
É normal nos apegarmos em algumas coisas que não queremos compartilhar ou emprestar, ter medo de perder alguém que amamos ou de um amigo que esqueceu de convidar para sair. 
O ciúme é compreensivo quando é controlado, no entanto, algumas pessoas passam do limite e acabam rompendo relacionamentos por conta do ciúme excessivo e doentio. E então, até que ponto vale a pena sentir tanta desconfiança? 




Um comentário:

  1. Eu sou ciumento. Mas sei controlar bem meu ciumes. Numa certa dose ele é bom, mas quando passa dos limites vira um inferno.
    Já conheci pessoas com ciumes absurdos e que obviamente causavam situações constrangedoras.
    Muito bom o texto novamente fanfarrona!!!
    Bjos

    ResponderExcluir