quinta-feira, 10 de maio de 2012

PRAZER NA REDE SOCIAL

Navegando pelo Facebook e Twitter conseguimos facilmente ver quantas pessoas falam da sua vida pessoal, descrevem o que estão fazendo, colocam fotos, fazem check-in de onde estão, dão indiretas e diretas para algumas pessoas que, nesse caso, a única pessoa que entende é a que está sendo atingida. 
Algumas pessoas descrevem sua vida pessoal inteirinha e depois reclama que não tem privacidade, outras usam as redes sociais para desabafar e reclamar da vida e logo estimulam outros internautas a reclamarem de quem reclama da vida e assim por diante, mas a grande questão é: Por que falar tanto de nossas vidas em redes sociais?
Cientistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, afirmam que falar sobre a vida pessoal em redes sociais pode ser tão prazeroso quanto comer, ganhar dinheiro ou fazer sexo e que não compartilhar algo de si pode até fazer mal à saúde, pois quando o internauta está postando sobre si aciona partes no cérebro relacionadas ao prazer que são ativadas toda vez que temos uma sensação de bem-estar e, nós, seres humanos, temos a tendência de estimular essa parte.
Na pesquisa também aponta que falamos de 30 a 40 %  da nossa vida pessoal  em conversas e quando se trata dessas ferramentas sobe para 80%.
Achei interessante esse estudo, no entanto, não estou criticando quem posta sobre a sua vida em redes sociais, estou fazendo uma matéria na pós sobre isso e cada vez mais discutimos assuntos relevantes sobre o tema. 


2 comentários:

  1. E em grande parte dos casos o que se divulga é uma falsa realidade. Nem sempre há tanta felicidade, tristeza, nem sempre a rotina é tão agitada ou morna demais.
    Sempre deixamos tudo com uma imagem que queremos que o outro tenha da gente e que quase nunca é a realidade!!!
    Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Essa é a internet contemporânea, cheia de oportunidades e espaços mil para todos.
    Uns aproveitam e outros compartilham e enchem o saco.
    Saber lidar com isso também é um exercício e acrescento mais um item, tomar uma posição referente a uma ideia te faz levar muito mais porrada ou ser muito mais perturbado do que o normal aceitável. Mas...eu prefiro assim, ironia sempre!!!rsrs
    Parabéns pelo texto Camila!

    ResponderExcluir